-
Arquitetos: Bitte Design Studio
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ernest Theofilus
-
Fabricantes: Herman Miller, BO CONCEPT, Driade, Fritz Hansen, Knoll International, Louis Poulsen, TooGood, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no sul de Jacarta, esta casa foi projetada como resposta ao clima tropical. O edifício é composto por 3 volumes principais, sendo a parte da frente a área de transição entre o público e o privado, que inclui garagem, área de serviço, lavabo e sala de trabalho. A parte frontal é uma caixa retangular de tijolos com forro de madeira, criando uma entrada intermediária para a área principal. Cada quarto é projetado com uma grande abertura para ter boa circulação de ar e receber luz natural.
O segundo volume está conectado através de uma ponte que atravessa um lago linear. É a área principal, o centro da casa, um local de encontro e um conceito de planta aberto composto por despensa, sala de jantar e sala de estar. A grande porta de correr de vidro faz com que os limites de dentro e de fora se confundam. Criando, assim, uma conexão com o grande terraço semiaberto com vista para o pátio interno verde.
Na parte posterior das prateleiras de madeira, encontra-se um quarto principal escondido. Ele está localizado na parte de trás do terreno, com mais privacidade e de frente para um quintal exuberante. Além do quarto, o banheiro principal também tem uma entrada dissimulada. A porta principal do banheiro se confunde com os painéis do guarda-roupa. O conceito de dentro para fora também é incorporado ao banheiro, usando um vidro do chão ao teto e uma porta de correr para conectar o banheiro à piscina externa.
Um espelho d'água é colocado sob a escada flutuante que conecta o térreo ao andar superior. A clarabóia também se torna um dos elementos importantes na criação do conceito da relação entre o interior e o exterior. O terceiro volume é o piso superior. O piso superior é usado principalmente para o quarto das crianças e para a área de estudo. O grande vazio no meio conecta o térreo ao primeiro andar, também permite a ventilação cruzada e a entrada de luz natural, criando um ambiente claro e fluido na casa. As prateleiras quadradas do chão ao teto são um dos destaques do interior, como uma vitrine e como sombreamento da grande varanda na parte de trás do piso superior.
Além disso, o maior lado da casa está voltado para o oeste e, por conta disso, uma divisória de sombreamento foi criada para permitir que a circulação de ar flua para cada quarto, evitando a luz solar direta. Um telhado largo e comprido também se torna um dos principais elementos arquitetônicos, pois protege as grandes aberturas da luz solar direta e das chuvas. Uma casa tropical com uma abordagem moderna de meados do século, especialmente no design de interiores do espaço. Peças icônicas de designers famosos de meados do século, como cadeiras Eames, luminárias pendentes Louis Poulsen, cadeiras de jantar Marcel Breuer, banquetas Arne Jacobsen e mesa de centro Isamu Noguchi são vistas neste espaço, com peças-chave da By Bitte, agregando ao design da casa.